VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Uncategorized

A metamorfose de Macron

janeiro 20, 2021
em Uncategorized
Tempo de leitura: 4 mins
0
0
A metamorfose de Macron
TwitterLinkedinWhatsapp

O jovem reformista e liberal que assumiu a presidência da França há três anos desapareceu. Macron se mostrou adepto do intervencionismo estatal e árduo defensor do corporativismo governamental, trabalhista e empresarial francês. De olho no pleito de 2022, Macron suspendeu reformas indispensáveis para modernizar e revigorar a França.

A metamorfose do presidente da França, Emmanuel Macron, é algo estarrecedor. Desapareceu o jovem político que chegou a presidência da República em 2017 mobilizando os jovens e empolgando o País no seu movimento de renovação política, Em Marcha!.

Macron está cada vez mais parecido com um autocrata senil. Seu ímpeto para reformar a França, abrir a economia e enfrentar o corporativismo que drena a capacidade de inovar, empreender e competir do País, esmoreceu após a onda de manifestação dos “coletes amarelos”, que paralisou a França no fim de 2018.

Macron não aguentou a pressão. Entrincheirou-se no palácio presidencial e suspendeu as reformas fiscais e sociais indispensáveis para modernizar e revigorar País.

Artigosrelacionados

Fabio Giambiagi: “Não é possível superar o marasmo na economia sem encarar o déficit público”

Novo Marco do Saneamento: da regulação para o impacto prático

New Sanitation Framework: from regulation to practical impact

A manutenção do poder

De olho nas eleições presidenciais em 2022, Macron abandonou as reformas para defender o corporativismo. A máscara do jovem presidente reformista caiu. Restou a verdadeira feição de um líder do establishment incapaz de enfrentar o corporativismo para modernizar a França.

Na semana passada, Macron disse que comprar soja do Brasil é contribuir para o desmatamento da Amazônia. Além de uma declaração mentirosa e irresponsável, Macron mostra claramente que está disposto a fazer de tudo para cortejar o setor agrícola francês e assegurar o voto dos ruralistas em 2022.

Em seguida, Macron agiu como verdadeiro autocrata ao impedir a venda de uma empresa privada, o grupo Carrefour, para um grupo canadense, Couche-Tard. O Carrefour recebeu uma oferta de 20 bilhões de dólares que levou os principais acionistas do grupo a estudar a oferta. Mas o ministro da Fazenda da França, Bruno de La Maire, vetou a venda dizendo que “a soberania alimentar” do País estaria em risco. Nada mais falso. A venda do Carrefour representa 20,5% do mercado alimentício. Ademais, o grupo canadense não pretende acabar com o negócio do Carrefour no seu maior mercado, que é justamente a França.

O que está por trás do discurso do governo sobre a “soberania alimentar” é algo mais grave.

Primeiro: o governo, eleito defendendo a economia de mercado, mostrou que é adepto ao intervencionismo estatal na economia. Dessa forma utiliza o mesmo argumento nacionalista empregado pelos governos autocratas da Rússia e Turquia para controlar as empresas privadas. De um lado, oferece benefícios e privilégios para as empresas nacionais; do outro, tem o poder de interferir em negócios privados e impedir a venda de uma empresa.

Segundo: demonstra a falta de escrúpulo do governo em distorcer dados e fatos para proteger o capitalismo de Estado francês, que é dominado por um conluio do corporativismo governamental, trabalhista e empresarial.

Terceiro: retrata que Macron, o ex-reformista liberal, vai disputar o pleito de 2022 como o defensor do establishment e do corporativismo.

Nas palavras do ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, “se quiser testar o caráter de uma pessoa, dê a ela o poder”. A metamorfose de Macron ilustra com precisão a frase desse grande estadista.

Bazar | Curadoria de conteúdo

NA FOLHA. Marcos Sawaya Jank | Macron e a falácia da autossuficiência em soja

“A proposta de autossuficiência europeia em soja é uma grande falácia, pelos seguintes motivos:

1 – a cadeia da soja é um dos melhores exemplos de alocação eficiente de recursos no comércio internacional. O comércio de soja responde por metade da produção global, índice bem superior ao observado em outras commodities —em geral, é menos de 30%. Três países —Brasil, EUA e Argentina— concentram 81% da produção e 87% das exportações, graças à sua notória eficiência;

2 – o Brasil é o maior e o melhor produtor mundial. Nossa produtividade média alcança 3.400 kg/hectare, 25% superior à obtida pela França, China (+70%) e Rússia (+100%);

3 – nossos competidores produzem uma safra por ano. Aqui fazemos duas safras sobre a mesma área, sem irrigação. Ou seja, além de 3.400 kg/ha de soja na primeira safra, conseguimos tirar outros 5.400 kg/ha de milho. Aumentar a produtividade agropecuária é o principal vetor para reduzir desmatamento futuro. A experiencia tropical brasileira é única;

4 – o principal produto que os europeus importam do Brasil é o farelo de soja, usado como ingrediente proteico para alimentação animal. A soja brasileira é a mais rica do mundo em teor de proteína, principalmente nas áreas de cerrado.” Leia a íntegra do artigo na Folha de S. Paulo.

Notícia anterior

A frente da vacina em uma guerra entre populistas

Próxima notícia

Os quatro desafios de Biden

Próxima notícia
Os quatro desafios de Biden

Os quatro desafios de Biden

Pedro Vormittag | Os principais desafios do governo Biden e expectativas ao Brasil

Pedro Vormittag | Os principais desafios do governo Biden e expectativas ao Brasil

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?