VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

A necessária reforma da governança partidária

fevereiro 11, 2020
em Política
Tempo de leitura: 3 mins
0
0
TwitterLinkedinWhatsapp

Movimentos de renovação e novos partidos políticos inspiram mudanças nas tradicionais legendas do país. Uma reforma reforma da governança partidária deveria oferecer regras claras para a distribuição dos recursos eleitorais; limitar os mandatos dos presidentes e da diretoria executiva dos partidos; implementar gestão partidária profissional com autonomia para perseguir metas e ser menos suscetível às pressões pessoais; ter programas de capacitação e recrutamento de militantes e de candidatos aos cargos eletivos tanto da direção partidária, como também dos Poderes Legislativo e Executivo dos governos municipais, estaduais e federal.

A criação de movimentos de renovação política, como o Renova BR, e de novos partidos políticos, como o NOVO, causaram mudanças salutares nas tradicionais legendas partidárias.

A competição pelo recrutamento de jovens talentosos, que desejam ingressar na política e disputar eleições, obrigou os grandes partidos a se estruturarem para não perderem a capacidade de atrair novos quadros para suas legendas.

Ao seguir as boas práticas do Renova BR em formar e capacitar pessoas que desejam disputar eleições para prefeituras e vereança esse ano, partidos tradicionais como o MDB, PSD e Cidadania, começaram a recorrer aos processos criteriosos de recrutamento de candidatos e a investir em programas de formação política por meio de redes sociais e encontros presenciais. Trata-se de uma ótima iniciativa para melhorar a qualidade e a capacitação política das pessoas que desejam exercer o mandato eletivo.

Artigosrelacionados

No desgoverno de Bolsonaro, País sofre com inflação elevada e PIB fraco

A utópica quarta via

Barueri e São Caetano ficam no topo do Ranking de Competitividade e no Ranking ESG

Reforma da governança partidária

Os partidos poderiam aproveitar a onda de renovação política para ir além do processo de recrutamento e de treinamento de candidatos. É fundamental reformarem os pilares da governança partidária para resgatar a credibilidade dos partidos políticos.

O primeiro pilar é cercear o poder absolutista dos presidentes partidários. Partidos são capitanias que tem dono. Os presidentes de partidos têm praticamente poder absoluto para definir os rumos da legenda, a utilização dos recursos, a escolha dos candidatos e quais são as candidaturas favoritas que contarão com mais apoio e dinheiro da legenda para suas campanhas.

Partidos poderiam se antecipar à mudança da legislação e adotarem boas práticas de governança que transformariam padrões éticos de conduta e comportamento em obrigações legais dos dirigentes partidários.

Pilares da boa governança partidária

Uma boa governança partidária tem de estabelecer regras claras para a distribuição dos recursos eleitorais para os candidatos; limitar os mandatos dos presidentes e da diretoria executiva do partido para evitar a criação de capitanias hereditárias; implementar uma gestão partidária profissional que tenha mandato e autonomia para perseguir metas claras definidas pelo partido e ser menos suscetível às pressões pessoais dos dirigentes partidários; a existência de programas de capacitação e recrutamento de militantes e de candidatos aos cargos eletivos tanto da direção partidária, como também dos Poderes Legislativo e Executivo dos governos municipais, estaduais e federal. Os partidos precisam se reestruturar para resgatarem sua importância e credibilidade perante ao eleitorado. Portanto, VirtuNews apoia a iniciativa de um grupo de jovens juristas e partidários que criaram um estatuto de compliance partidário e apresentaram aos presidentes dos principais partidos nacionais.

Tags: partidos políticos
Notícia anterior

Reforma administrativa vai ao Congresso ainda essa semana

Próxima notícia

Queda do superávit expõe vulnerabilidade do comércio exterior brasileiro

Próxima notícia

Queda do superávit expõe vulnerabilidade do comércio exterior brasileiro

Presidente do Senado perde foco nas prioridades do País

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?