Aod Cunha | A fórmula para triplicar a produtividade

Tempo de leitura: 2 minutos

Virtù News entrevista o economista Aod Cunha, ex-secretário da Fazenda do Rio Grande do Sul e conselheiro de grandes empresas nacionais. É professor de finanças da PUC-RS. Na conversa, Cunha aponta os caminhos para superar a estagnação econômica depois do fim da contribuição do bônus demográfico.

Há 40 anos, a economia brasileira cresce abaixo da média mundial. O deságio se acentuou na última década: o PIB do País avançou a um ritmo de apenas 0,9% ao ano, um quarto da média global e muito abaixo da média das economias emergentes.

O economista Aod Cunha destaca que o desempenho brasileiro só não foi ainda pior por causa da contribuição positiva do chamado bônus demográfico, caracterizado pelo aumento da força de trabalho em decorrência do ingresso de jovens ao mercado. Esse efeito, contudo, perdeu intensidade e chegará ao fim nos próximos anos.

“Daqui para frente, não vamos mais contar com o bônus”, afirma. “O crescimento dependerá exclusivamente da produtividade”, completa Cunha.

00:11 Produtividade estagnada
02:52 O fim do bônus
07:24 Abertura comercial
10:43 O potencial das reformas
13:09 Corporativismo privado
15:39 Exemplo dos estados

O economista comenta que será necessário triplicar a produtividade na próxima década apenas para o País conseguir sustentar um crescimento do PIB de 2% ao ano. Como fazer isso? “Com um conjunto variado de reformas em prol do aumento da produtividade. Vamos precisar de uma geração de reformas por um período longo.”

A agenda inclui a melhora na educação, a abertura comercial e os avanços no ambiente de negócios. Um ponto essencial será superar os corporativismos do setor público e do setor privado.

A boa notícia é que, como o Brasil permanece atrasado em diversos aspectos, os ajustes poderão trazer impactos significativos. Cunha cita as iniciativas positivas realizadas por alguns governos regionais. “Replicar os bons exemplos que temos nos estados já seria um enorme passo”.

Compartilhe conhecimento