VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Bolsonaro cresce no Nordeste e obtém maior apoio entre os mais pobres

maio 18, 2020
em Política
Tempo de leitura: 3 mins
0
0
Bolsonaro cresce no Nordeste
TwitterLinkedinWhatsapp

A crise do COVID-19 e o auxílio emergencial de R$ 600 trouxeram para Bolsonaro apoiadores de menor renda, escolaridade e localizados no Nordeste do País. Essa inversão da pirâmide de apoio aumenta a pressão política para transformar o auxílio emergencial de 600 reais em programa que pode custar 6% do PIB, sem nenhum empenho do governo para cortar despesas na mesma proporção.

Apesar de o País estar à deriva em tempo de crise, Bolsonaro continua a cultivar o apoio sólido de um terço do eleitorado. Uma pesquisa realizada pela CNT/MDA na semana passada revela o que as demais pesquisas já confirmavam. O número de brasileiros que consideram o governo ruim saltou de 31% para 43% em relação ao início do ano. Mas 32% dos brasileiros aprovam o governo Bolsonaro.

Interessante é verificar a mudança do perfil dos apoiadores do presidente. Antes da crise, Bolsonaro contava com o apoio de uma parcela maior de pessoas com maior renda e escolaridade. A crise do Covid-19 levou Bolsonaro a perder o apoio dessa camada e a ganhar o apoio dos mais pobres. O programa do auxílio emergencial de 600 reais colaborou para Bolsonaro conquistar a simpatia dos eleitores mais carentes do Nordeste e de outras regiões do País. Esse era o principal reduto dos partidos de esquerda – principalmente do PT.

Vitórias de Bolsonaro

Ao conquistar o apoio do eleitorado mais pobre, Bolsonaro obtém duas vitórias importantes:

Artigosrelacionados

No desgoverno de Bolsonaro, País sofre com inflação elevada e PIB fraco

A utópica quarta via

Barueri e São Caetano ficam no topo do Ranking de Competitividade e no Ranking ESG

1) Apesar das críticas ao seu governo e de perda de popularidade, ele continua a contar com o apoio de 30% do eleitorado. Se terminar a crise com esse índice de popularidade, deve voltar a subir sua aprovação no último trimestre do ano, quando a economia começar a se recuperar.

2) Sua crescente popularidade entre os mais pobres é uma péssima notícia para os partidos de esquerda e para o PT. Perderam o monopólio desse segmento para o Capitão. Isso significa que a esquerda terá bastante dificuldade de voltar a crescer nessa fatia que migrou de Lula para Bolsonaro.

Essa inversão da pirâmide de apoio ao presidente da República impõe um desafio imediato ao Congresso e ao País: aumenta a pressão política para transformar o auxílio emergencial de 600 reais em programa permanente. Trata-se de uma temeridade para as contas públicas um programa que pode custar 6% do PIB sem nenhum empenho do governo para cortar despesas na mesma proporção.

Candidatura de centro para 2022

Ao perder o flanco de apoiadores de maior renda e escolaridade, aumenta a chance de se construir uma candidatura de centro competitiva, aglutinando as forças políticas que até o momento continuam pulverizadas e desarticuladas. A inação do centro é justificada com uma desculpa esfarrapada de que ainda está muito cedo para se pensar em eleição. Mas o fato é que o centro está perdendo tempo precioso para construir uma candidatura competitiva e se posicionar como uma alternativa viável em 2022. Afinal, seu adversário será ninguém menos do que o próprio presidente da República; o Capitão, que no apogeu da crise e da sua impopularidade, conta com o apoio de 30% do eleitorado.

Mais notícias sobre Política

Tags: eleições 2020governo bolsonaro
Notícia anterior

Entrevista | Eduardo Mufarej

Próxima notícia

Governo Federal ignora os problemas reais do País

Próxima notícia
governo

Governo Federal ignora os problemas reais do País

investimento privado

Quatro medidas para a retomada do investimento privado em 2021

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?