VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Bolsonaro ganha se não criar novo partido nas eleições municipais de 2020

fevereiro 4, 2020
em Política
Tempo de leitura: 3 mins
0
0
TwitterLinkedinWhatsapp

A melhor estratégia para Bolsonaro se reeleger em 2022 é ter apoio político para aprovar as grandes reformas constitucionais, e não criar indisposição com os partidos. Além de não ter dinheiro ou estrutura para vencer nos municípios, Bolsonaro tem um trunfo mais eficiente nas mãos: a gratidão de governadores e prefeitos pelo cheque com os royalties do pré-sal que salvarão Estados e municípios do aperto monetário e fiscal.

É pouco provável que o presidente Bolsonaro consiga criar o seu novo partido, a Aliança pelo Brasil, até março – prazo limite para a formação das siglas que pretendem concorrer às eleições municipais em outubro próximo. A não criação do partido é uma boa notícia para o presidente.

Não há dinheiro ou estrutura para competir nos municípios

Primeiro, o novo partido seria um entrave para Bolsonaro. Dificilmente conseguiria estruturar uma sigla sem dinheiro e sem estrutura administrativa para ter candidatos competitivos nas principais cidades brasileiras. Se perder a eleição ou não tiver candidatos competitivos nas capitais e grandes cidades, passaria a imagem de um presidente derrotado. O fim da pressão do prazo para a criação da Aliança para o Brasil até março dará tempo ao presidente para organizar e estruturar com calma o partido para as eleições de 2022. Bolsonaro quer um partido forte para se reeleger presidente e não para conquistar municípios.

Bolsonaro perde apoio político no Congresso

Segundo, a criação da Aliança pelo Brasil criaria indisposição com outras legendas. Como não terá partido nas eleições municipais, Bolsonaro poderá oferecer apoios informais aos candidatos de sua preferência sem ter o ônus das derrotas. Em vez de adversário, poderá ser um aliado importante de outros partidos. Isso lhe dará força para negociar apoios no Congresso para votar os temas nacionais.

Artigosrelacionados

No desgoverno de Bolsonaro, País sofre com inflação elevada e PIB fraco

A utópica quarta via

Barueri e São Caetano ficam no topo do Ranking de Competitividade e no Ranking ESG

Trunfo: distribuição dos royalties

Bolsonaro tem um trunfo muito mais importante que um novo partido para as eleições municipais: dinheiro. Enquanto os governadores estão sem recursos, o governo federal resolveu repartir os royalties do pré-sal com estados e municípios. Os prefeitos são gratos ao presidente pelo cheque salvador da pátria num ano de aperto monetário e fiscal.

A melhor receita para um governo que deseja aprovar reformas constitucionais ambiciosas num ano eleitoral – como as reformas administrativa e tributária – é não criar indisposição política com os partidos e passar ao largo das vitórias e derrotas das eleições municipais. Num universo de mais de 30 partidos políticos disputando eleições, não há como criar partidos fortes. O presidente da República está condenado a criar alianças partidárias para obter a maioria dos votos no Congresso. O futuro partido do presidente, a Aliança pelo Brasil, será apenas mais uma legenda entre uma multidão de partidos que fazem parte do jogo político.

Se Bolsonaro pretende criar partidos fortes e genuínos representantes da vontade do eleitor, deveria lutar pela aprovação do voto distrital e pelo fim dos fundos partidário e eleitoral. Esses projetos já estão tramitando no Congresso; um pequeno empurrão do Poder Executivo é suficiente para tira-los da inércia em que se encontram.

Tags: eleições 2020partidos políticos
Notícia anterior

É preciso virtude política para se aprovar reformas estruturais

Próxima notícia

Recorde histórico da dívida global indica maior probabilidade de crise financeira

Próxima notícia

Recorde histórico da dívida global indica maior probabilidade de crise financeira

Desafios para aprovação da reforma tributária

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?