VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Bolsonaro perdeu grande oportunidade na ONU

setembro 25, 2019
em Política
0
0
TwitterLinkedinWhatsapp

Artigosrelacionados

No desgoverno de Bolsonaro, País sofre com inflação elevada e PIB fraco

A utópica quarta via

Barueri e São Caetano ficam no topo do Ranking de Competitividade e no Ranking ESG

Ficaram fora do discurso temas caros à abertura e crescimento econômico do Brasil, como o compromisso do governo com a agenda das reformas e a segurança jurídica.

No seu discurso na ONU Bolsonaro perdeu a chance de demonstrar para um mundo afogado em liquidez financeira e asfixiado por taxas de juros negativas que o Brasil sob seu comando é o destino mais confiável para os investidores.

Não houve compromisso com as reformas e clareza sobre política ambiental

O presidente brasileiro falou muito por alto em privatizações, diminuição do Estado e abertura econômica, mas não disse uma única palavra sobre o compromisso do governo com a agenda das reformas e a sua importância para melhorar a segurança jurídica no País. Desperdiçou a chance de mostrar clareza que não deixará pairar dúvidas sobre seu compromisso com o meio-ambiente e, assim, aplacar a sanha punitiva que se levanta contra as exportações brasileiras em nossos melhores mercados. Ressaltou o acordo Mercosul-UE e Mercosul-EFTA como vitórias de sua política comercial sem viés ideológico.  É certo que mencionou seu contentamento com a possibilidade real do Brasil integrar a OCDE e, portanto, ter que adotar as melhores práticas de proteção ambiental exigidas de seus membros. Mas foi pouco, no momento em que o tratado Mercosul-União Europeia ainda precisa ser ratificado. O foco deveria ter sido na reaproximação amigável, mas Bolsonaro se preocupou mais em dar respostas cifradas aos líderes europeus que o atacaram.

O francês Emmanuel Macron não teve seu nome citado por Bolsonaro, mesmo sendo alvo óbvio das críticas do brasileiro. Momentos mais tarde, Macron devolveu a indelicadeza. Não citou Bolsonaro nem o Brasil, mas defendeu o boicote a países que desmatam.  Foi eficiente lembrar que um dos pilares sobre os quais a ONU se apoia é a luta pela descolonização, colocando o Brasil como alvo dos “neocolonialistas” europeus. Mas sucesso mesmo seria Bolsonaro ter saído da ONU nas boas graças de Macron. Sucesso seria ter tirado dos franceses o pretexto político que eles esperavam para posarem de bonzinhos e defensores do meio ambiente, quando na verdade querem mesmo é proteger os agricultores franceses e manter as reservas de mercado agrícola na Europa.

Não existe santo na política externa, mas surgem sempre alguns tolos ocasionais que, para fazer farol com suas claques radicais em casa, posam de perfeito vilão global.  O estadista mais detestado e menosprezado pela comunidade internacional foi o figurino que os adversários do Brasil encomendaram para Bolsonaro — e que ele teve a chance de desvestir na ONU e não o fez.  Bolsonaro tentou dar maior abrangência a sua política externa e objetivos comerciais falando de suas próximas viagens à China, ao Japão e aos países árabes. Mas, afagos mesmo, só fez aos Estados Unidos e a Israel.  Não existe cenário pior para externar essas simpatias unilaterais do que diante da Assembleia Geral das Nações Unidas. Em seu atual mandato, o presidente brasileiro terá ainda três novas oportunidades de ocupar o mesmo e privilegiado púlpito. Nas próximas vezes, esperamos que ele se preocupe menos em acertar as pontas com desafetos reais e imaginários e foque em demonstrar que o Brasil merece não apenas a simpatia, mas os investimentos do mundo.

[nectar_single_testimonial testimonial_style=”small_modern” image=”242″ color=”Default” quote=”Na hora em que o Brasil precisa atrair centenas de bilhões de dólares em investimento para melhorar a sua precária infraestrutura, o presidente não menciona uma única palavra sobre seu compromisso com as reformas. No momento em que as exportações agrícolas podem sofrer retaliações por causa do desmatamento na Amazônia e prejudicar o país, Bolsonaro faz um discurso típico de ditador latino-americano dos anos 70 na defesa de uma cruzada contra o comunismo. No instante crucial que o Brasil precisa mostrar clareza com o nosso compromisso com o meio ambiente e a existência de uma política ambiental responsável e condizente com os princípios da preservação da biodiversidade, Bolsonaro apela para o ufanismo nacionalista e adota um tom agressivo de quem não está a fim de conversa, muito menos de cooperação internacional. Sua atitude beligerante e o seu populismo terceiro mundista podem alegrar alguns ogros do bolsonarismo, mas poderá ter graves consequências para o Brasil. No momento em que o tratado Mercosul-União Européia precisa ser ratificado, Bolsonaro só tem a oferecer beligerância ambiental e cruzada contra o socialismo latino americano. Não existe santo na política externa, mas existem bobos da corte que vestem o figurino do perfeito vilão a ser combatido. Esse é o caso de Bolsonaro que conseguiu um trunfo nas relações internacionais. Ser o estadista mais detestado e menosprezado da comunidade internacional. Trump agradece o gesto do amigo brasileiro.” name=”Luiz Felipe Davila” subtitle=”Publisher e cientista político”]
Notícia anterior

Lei de Abuso de Autoridade. Quem precisa?

Próxima notícia

Os desafios ao novo marco das agências reguladoras do País

Próxima notícia

Os desafios ao novo marco das agências reguladoras do País

Entrevista | Bernard Appy

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?