VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Economia e Negócios

Brasileiro precisa acreditar na exploração sustentável da Amazônia

setembro 10, 2020
em Economia e Negócios
Tempo de leitura: 4 mins
0
0
Brasileiro precisa acreditar na exploração sustentável da Amazônia
TwitterLinkedinWhatsapp

Para o brasileiro, proteger a natureza e a biodiversidade é uma questão ética. A riqueza que pode ser gerada a partir da floresta e os efeitos do desmatamento para o investidor estrangeiro são fatores secundários. É a conclusão da pesquisa do Observatório Febraban.  

No entanto, os 20 milhões de brasileiros da região dependem do desenvolvimento de atividades produtivas. Do contrário, o vácuo institucional continuará ocupado por madeireiros ilegais, garimpeiros clandestinos e grileiros. A exploração sustentável é o caminho para preservar a Amazônia e proteger o bem-estar de sua população.

A Amazônia legal abrange áreas de nove Estados brasileiros, numa vastidão que corresponde a 60% do território do Brasil e onde vivem 20 milhões de pessoas. A necessidade de proteger o ambiente é óbvia – e é também o desejo da avassaladora maioria dos brasileiros, como revelam pesquisas recentes. Mas é perigosa a ideia de que a Amazônia deve permanecer intocada. A região precisa ser desenvolvida, mas de maneira legal e sustentável. Senão, quem ganhará terreno serão os criminosos.

A transformação verde já ocorreu na sociedade. Não houve ainda a transformação política, mas ela está em curso. Essa é a avaliação do cientista político Sérgio Abranches. Em recente entrevista ao jornal Valor Econômico, Abranches afirmou que uma coisa é certa: “Quando ocorrer a transição de geração no poder, o mundo vai ser sustentável. Os valores já mudaram na base da sociedade, só que eles ainda não têm poder político. As novas gerações ainda não estão no poder”.

Pesquisa Febraban-Ipespe

Os números de uma pesquisa de opinião realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) parecem confirmar a análise do cientista político. Publicada na mais recente edição do Observatório Febraban, os brasileiros demonstram preocupação crescente com questões ambientais e descontentamento profundo com relação à atuação dos governos na proteção da Amazônia. Os políticos que não prestarem atenção a isso estarão fora de sintonia com os anseios da grande maioria do eleitorado.

Artigosrelacionados

Visões para o Brasil aproveitar o potencial da economia verde

Nova lei das ferrovias pode destravar investimentos de R$ 80 bilhões

O que efetivamente perdemos

Quando questionadas sobre quem defende melhor a Amazônia, metade das pessoas ouvidas aprovam a ação do governo federal. A avaliação dos governos estaduais é ainda menor. A maioria defende o endurecimento das penas contra o desmatamento ilegal e se opõe aos garimpos em terras indígenas.

Os números corroboram outra pesquisa recente, do instituto Gallup, na qual 78% dos brasileiros se dizem insatisfeitos com as ações de defesa do meio ambiente. O percentual era de 66% há dois anos.

Tão perto, tão longe

Segundo a pesquisa Febraban-Ipespe, 86% das pessoas que vivem nas outras regiões do País nunca viajaram para a Amazônia e 89% nunca estiveram na Floresta Amazônica. Metade dos brasileiros que vive na Amazônia Legal também nunca conheceu de perto o bioma amazônico.

A população que vive na Amazônia mostra menos pessimismo quanto à preservação: 22% dos moradores da região dizem acreditar que houve uma melhora nos últimos anos, contra 12% na pesquisa nacional.

Proteção por princípio 

O brasileiro, de uma maneira geral, acredita que a Amazônia deva ser defendida por uma questão de princípio. É ético proteger a natureza e a biodiversidade. Para os entrevistados, questões como o lucro que pode ser gerado a partir da floresta, e os efeitos sobre a imagem internacional do Brasil na alocação de recursos dos investidores estrangeiros devem ser vistos como fatores secundários.

Exploração sustentável 

A séria crise no combate ao desmatamento parece ter deixado os brasileiros mais desconfiados quanto à possibilidade da exploração da Amazônia — mesmo quando feita de maneira legal e sustentável. É preciso reverter essa percepção, porque a região, uma das mais pobres e atrasadas do País, precisa ser desenvolvida.

Vinte milhões de brasileiros habitam a região. Eles necessitam trabalhar e, para tanto, dependem do desenvolvimento de atividades produtivas que sigam as leis e respeitem o ambiente. Do contrário haverá ainda mais incentivos para que o vácuo institucional seja ocupado por madeireiros ilegais, garimpeiros clandestinos e grileiros. A exploração sustentável é o caminho para preservar a Amazônia e proteger o bem-estar de sua população. É preciso fazer os brasileiros acreditar que isso é possível.

Tags: amazôniameio-ambiente
Notícia anterior

Os enormes e urgentes desafios no front fiscal

Próxima notícia

Ana Carla Abrão | Vitórias da reforma administrativa do governo

Próxima notícia
Ana Carla Abrão | Vitórias da reforma administrativa do governo

Ana Carla Abrão | Vitórias da reforma administrativa do governo

O real vilão da inflação se chama risco fiscal. Não arroz.

O real vilão da inflação se chama risco fiscal. Não arroz.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?