Narrada por Luiz Felipe D’Avila, a minissérie traça o perfil de nove grandes estadistas, líderes da construção das instituições democráticas brasileiras desde a independência até os dias de hoje.
Campos Salles, D. Pedro II, Fernando Henrique Cardoso, Joaquim Nabuco, José Bonifácio de Andrada e Silva, Oswaldo Aranha, Prudente de Moraes, Rodrigues Alves e Ulysses Guimarães foram protagonistas em momentos decisivos da edificação e preservação das instituições democráticas no país: a independência, a abolição da escravatura, a instituição da República liberal e constitucional, a luta contra regimes autoritários, a restauração dos laços entre governo e sociedade, a reorganização da economia e a promoção de reformas estruturais do Estado.
Eles são exemplos não apenas de caráter e liderança, mas da luta contra a herança do colonialismo mercantilista, que gerou um enorme apego ao corporativismo, ao protecionismo e à ideia de que o Estado deve ser o condutor onisciente das venturas do povo.
Episódio 1 | A luta contra regimes autoritários
Oswaldo Aranha
Por meio da política externa, Oswaldo Aranha conseguiu afastar o País dos regimes autoritários. Ícone do multilateralismo, Aranha trouxe grande prestígio ao Brasil e foi o primeiro presidente da ONU.
Episódio 2 | A continuidade das políticas públicas
Três grandes presidentes paulitas. Autor da primeira Constituição da República ao lado de Rui Barbosa, Prudente de Morais governou em parceria com o Congresso e conseguiu pacificar diversas revoltas militares. Campos Salles arrumou as finanças publicas e tornou o Estado uma máquina enxuta e eficaz. Rodrigues Alves sabia traballhar em equipe. Faziam parte do seu time nomes como Osvaldo Cruz, Leonardo Bulhões e Barão do Rio Branco. Foi essa grande parceria que permitiu ao Brasil superar um surto de febre amarela.
Episódio 3 | Abolição da escravatura
Joaquim Nabuco
Nabuco peitou o corporativismo da época e enfrentou a questão mais difícil do século XIX: a escravidão. Acabar com o regime escravagista era mais do que uma questão política e econômica: ele aumentava o fosso da desigualdade.
Episódio 4 | A luta pela democracia
Ulysses Guimarães
Uma trajetória de combate ao autoritarismo. Contraponto ao governo militar no Congresso desde 1964, Ulysses percorreu o país em campanhas pela democracia e liberdade. Foi presidente da Assembleia Constituinte de 1988.
Episódio 5 | Reorganização da economia e reformas estruturais do Estado
Fernando Henrique Cardoso
Pai do Plano Real, Fernando Henrique acabou com a hiperinflação no Brasil e executou inédita agenda reformista: privatizou empresas, abriu o setor de telecomunicaçãoes e criou um exemplar programa de educação.
Episódio 6 |
José Bonifácio
Impetuoso e incansável. José Bonifácio tinha mais de 56 anos quando foi convidado pelo jovem príncipe Pedro a construir o Estado Brasileiro e articular a luta pela Independência. Foi também o tutor de seu filho, D. Pedro II.