VirtùNews entrevista Celso Athayde, empreendedor, produtor e fundador da CUFA – Central Única das Favelas. Na conversa, Celso alerta para a gravidade da crise de perspectiva nas favelas e ressalta que a mobilização da sociedade civil no apoio a essas comunidades é imprescindível em 2021. Para além da proteção, Celso acredita na formação de um pacto nacional para que esses milhões de brasileiros se tornem protagonistas das transformações que desejam para suas vidas e para os locais onde vivem.
VirtùNews entrevista Celso Athayde, empreendedor, produtor e fundador da CUFA – Central Única das Favelas, sobre os efeitos da pandemia nas comunidades vulneráveis do país.
Na conversa, Celso alerta para a gravidade de uma crise maior detonada pela pandemia: a falta de perspectiva dos milhões de brasileiros para quem o isolamento social, a falta de oportunidades, de moradia, de saúde e de educação já são parte do dia-a-dia. “Se você não tem onde morar, vai morar na rua. Mas, se você não tem o que comer, não há perspectiva de vida, de sobrevivência. Estamos à beira de uma convulsão social”, conclui.
Celso ressalta que a manutenção da proteção social e a mobilização da sociedade civil é ainda mais imprescindível para que essas comunidades possam atravessar 2021. Para além da proteção, Athayde acredita na formação de pacto nacional para que esses milhões de brasileiros se tornem protagonistas das transformações que desejam para suas vidas e para os locais onde vivem.
A travessia da pandemia nas comunidades vulneráveis do país
00:12 Crise de perspectiva
02:12 Março 2020 x Março 2021
07:38 Proteção social e autonomia
08:29 A mobilização é vital para atravessarmos 2021
11:56 Empreendedorismo na favela
13:50 Consciência e participação política
16:47 A construção de um pacto nacional
18:41 A favela como protagonista da sua sobrevivência
A CUFA é uma organização não governamental com mais de 20 anos que promove atividades de educação, lazer, esportes, cultura e cidadania em comunidades vulneráveis dentro e fora do país. É composta, em grande parte, por jovens formados nas oficinas de capacitação e profissionalização das bases da instituição.
Celso também é fundador do Favela Holding e do Data Favela, o instituto de pesquisa e estratégias de negócios especializado na realidade das favelas brasileiras.
Como apoiar famílias vulneráveis em SP
A UniãoSP é uma iniciativa de diversos grupos da sociedade civil para impedir uma crise humanitária em consequência do coronavírus no Estado de São Paulo.
Uma das primeiras ações do grupo foi criar o Fundo Emergencial de Apoio à População Ameaçada pelo COVID-19, que capta recursos privados, compra e distribui produtos de acordo com a demanda do momento da pandemia no Estado de São Paulo. Até o momento, foram captados mais de 37 milhões de reais e distribuídas mais de 640 mil cestas básicas. Com a doação de 60 reais, a UniãoSP consegue alimentar uma família de quatro pessoas por um mês. Veja como doar.
