VirtuNews entrevista Duarte Nogueira, prefeito de Ribeirão Preto, cidade do interior do Estado de São Paulo e referência no planejamento e prevenção ao COVID-19. A entrevista faz parte de uma série que reúne lideranças do universo público e privado da sociedade civil que, com suas ações, estão ajudando o Brasil a atravessar a crise do coronavírus.
Ao contrário do que acontece no País, a situação está controlada em Ribeirão Preto. Há 313 casos de COVID, 8 mortos e uma taxa de ocupação de UTI de 25% e, de enfermaria, 18%.
As medidas para atenuar a epidemia foram tomadas pelo prefeito já em janeiro, antes mesmo da crise chegar ao Brasil. Em março, a cidade já tinha um comitê de 41 pessoas encarregadas de seguir os protocolos de segurança da OMS, por exemplo, e o decreto de calamidade pública foi acionado antes mesmo do estado de São Paulo.
Com os índices de contágio e de circulação baixos, a cidade já tem segurança sanitária para abrir parcialmente as atividades econômicas a partir de 11 de maio. A prefeitura também planeja liberar escolas, academias, encontros religiosos, clubes e parques em 8 de julho.
Outra marca da administração de Duarte no combate à pandemia é a transparência na comunicação com a população. Foi envolvendo sociedade civil, especialistas indicados por agentes das cadeias econômicas locais e governo na coordenação de metas curto, médio e longo prazo, que a prefeitura trouxe previsibilidade a seus atos e conquistou o apoio e a confiança da população.
Duarte Nogueira é engenheiro agrônomo e tem 55 anos. Ele chegou à prefeitura de Ribeirão Preto, em 2017, após exercer três mandatos de deputado federal, eleito em 2006, 2010 e 2014, e cumprir três mandatos de deputado estadual. Foi por três vezes secretário de Estado no governo paulista, sendo a mais recente atividade na Secretaria de Logística e Transportes de janeiro de 2015 até abril de 2016.