Fábio Barbosa | A sustentabilidade é irreversível

Tempo de leitura: < 1 minuto

Os critérios ESG de sustentabilidade (do inglês Environmental, Social and Governance) vieram para ficar, diz Fábio Barbosa na entrevista de hoje ao VirtùNews. Para o economista, é urgente a mobilização da sociedade em torno da construção de uma nova narrativa para a questão ambiental no Brasil. E garante: sustentabilidade é um investimento rentável.

Tema central do Fórum Mundial de Davos em 2020, a pandemia acelerou a questão da governança no mundo. Hoje os critérios ESG são um movimento da sociedade como um todo. Jovens investidores querem saber como seu dinheiro será usado; talentos do mercado profissional querem conhecer a quem dedicam tempo e força de trabalho; empresários se mobilizam para cobrar o governo na a questão ambiental. 

Fábio fala sobre rastreabilidade e ilegalidade e também sobre o pioneirismo do etanol como energia mais limpa. Para o economista é urgente a mobilização da sociedade para a construção de uma nova narrativa para o Brasil na questão ambiental. E garante: sustentabilidade é investimento rentável.


Fábio Colletti Barbosa é ex-presidente do Santander Brasil, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do grupo Abril. Fábio Barbosa atuou também na Nestlé, no Citibank e na filial brasileira do The Long Term Credit Bank of Japan. O executivo é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA pela no International Institute for Management Development, da Suíça. Foi também professor da FGV na área de Mercado de Futuro e Derivativos.

Compartilhe conhecimento
Tempo de leitura: < 1 minuto
Curadoria
 

Seleção diária de artigos para enriquecer a discussão da agenda positiva do País

19/1 TERÇA

  1. NO ESTADÃO. Ana Carla Abrão. O começo do fim. Vacina nos permitirá retomar discussão de rumo para um País à deriva.
  2. NO ESTADÃO. Pedro Fernando Nery. Vacina pública ou vacina privada? O que do modelo exitoso das vacinas pode ser replicado em outros órgãos?
  3. NO PODER 360. Roberto Livianu. Vacina, tragédia de Manaus e a democracia acima de todos. 
  4. NO ESTADÃO. Bernard Appy. Distribuição federativa da receita. Discussão não pode ter por base argumentos genéricos de que a carga tributária é muito concentrada na União.
  5. NO PODER 360. Adriano Pires. Surpresas para 2021. Impactos da incerteza da pandemia no setor de energia. 
  6. NO VALOR. João Batista Araujo e Oliveira. Desafios da educação e da produtividade. Os brasileiros adquirem mais escolaridade sem adquirir mais conhecimento para torná-los mais produtivos.
  7. NA FOLHA. Cecilia Machado. Asfixia econômica. Pode-se evitá-la com parcimônia, credibilidade e planejamento.
  8. NO O GLOBO. Merval Pereira. O lado certo. 
  9. NO VALOR. Guilherme Lima e Artur Mascarenhas. Vacina e barreiras comportamentais. A lista de obstáculos a serem enfrentados é longa.

Receba a curadoria todos os dias em seu email

Compartilhe conhecimento