Os critérios ESG de sustentabilidade (do inglês Environmental, Social and Governance) vieram para ficar, diz Fábio Barbosa na entrevista de hoje ao VirtùNews. Para o economista, é urgente a mobilização da sociedade em torno da construção de uma nova narrativa para a questão ambiental no Brasil. E garante: sustentabilidade é um investimento rentável.
Tema central do Fórum Mundial de Davos em 2020, a pandemia acelerou a questão da governança no mundo. Hoje os critérios ESG são um movimento da sociedade como um todo. Jovens investidores querem saber como seu dinheiro será usado; talentos do mercado profissional querem conhecer a quem dedicam tempo e força de trabalho; empresários se mobilizam para cobrar o governo na a questão ambiental.
Fábio fala sobre rastreabilidade e ilegalidade e também sobre o pioneirismo do etanol como energia mais limpa. Para o economista é urgente a mobilização da sociedade para a construção de uma nova narrativa para o Brasil na questão ambiental. E garante: sustentabilidade é investimento rentável.
Fábio Colletti Barbosa é ex-presidente do Santander Brasil, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e do grupo Abril. Fábio Barbosa atuou também na Nestlé, no Citibank e na filial brasileira do The Long Term Credit Bank of Japan. O executivo é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e tem MBA pela no International Institute for Management Development, da Suíça. Foi também professor da FGV na área de Mercado de Futuro e Derivativos.