ENTREVISTA COM FRANCISCO GAETANI sobre a urgência da transformação digital no País. Para o especialista em políticas públicas e gestão, a transformação digital é o grande vetor de modernização do Estado brasileiro. Mas a agenda avança lentamente: sociedade e lideranças públicas ainda não perceberam sua amplitude. Transformação digital demanda convergência e esforço sistêmico. Se o Brasil não se dedicar a avançar nas pautas transformação digital, sustentabilidade e desigualdade, as perdas serão brutais.
Virtù conversa com o professor e economista Francisco Gaetani sobre a urgência da transformação digital no País.
Francisco Gaetani é economista e professor da Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV). É ex-Secretário Executivo dos Ministérios do Meio-Ambiente e do Planejamento.
Para o especialista em políticas públicas e gestão governamental, a transformação digital é o grande vetor de modernização do Estado brasileiro. E ela já vem há anos.
Gaetani aponta que existem setores mais avançados nessa agenda dentro do governo, como o Ministério da Economia, mas a matéria pede convergência e demanda esforço sistêmico. A sociedade ainda não percebeu sua urgência e amplitude. Ela só vai avançar. E rapidamente.
Para não ficar para trás na reestruturação produtiva global, o professor considera imprescindível o Brasil se dedicar a avançar nas pautas transformação digital, sustentabilidade e a desigualdade.
O economista enxerga que o capital humano está no centro da transformação digital e a falta de atenção das lideranças públicas para o tema é um dos grandes desafiosda agenda.
O professor também relata sua experiência no combate ao desmatamento da Amazônia quando fazia parte da Secretaria do Meio-Ambiente e explica os fundamentos do projeto ‘Concertação pela Amazônia’, uma agenda positiva de desenvolvimento para enfrentar os desafios na região que reúne atores dos setores público e o privado.
Francisco Gaetani | Transformação digital no Brasil
00:12 A transformação digital como vetor de modernização do Estado
01:13 A reestruturação produtiva do mundo
03:24 Impactos do atraso tecnológico para o Brasil
04:52 A necessidade de um programa de qualificação digital
05:54 Resistências, avanços e gargalos no setor público
09:11 Gap tecnológico e meio-ambiente
10:47 Transformação digital demanda esforço sistêmico
11:55 O capital humano é o centro da transformação digital
13:04 A sociedade não compreendeu a urgência da transformação
14:23 Uma experiência de combate ao desmatamento
15:28 Concertação pela Amazônia: uma agenda positiva.
17:10 A transformação digital pede convergência