VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Economia e Negócios

Não há tempo a perder

março 24, 2020
em Economia e Negócios
Tempo de leitura: 3 mins
0
0
TwitterLinkedinWhatsapp

É vital que o governo brasileiro tome duas iniciativas urgentes para atenuar os efeitos da falta de liderança e de coordenação da crise: a criação de um comitê de gestão da saúde pública liderado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, e a criação de um comitê de gestão econômica composto pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, empresários, trabalhadores, agricultores e economistas para formular as medidas urgentes de modo a evitar a quebradeira de empresas, o desemprego em massa e a falta de caixa que podem destruir companhias e famílias. Não há tempo a perder.

O coronavírus implodiu a economia mundial. Nos Estados Unidos, empresas já perderam em torno de 4 trilhões de dólares desde o início da crise. Na semana passada, 2.500 milhões de trabalhadores perderam emprego e buscaram seguro desemprego; um recorde histórico que muito superou o recorde anteriormente registrado durante a crise de 2009, quando 400 mil trabalhadores recorreram ao benefício. Na China, quase metade das empresas de varejo não tem caixa para sobreviver 6 meses. No Brasil, as demissões e os problemas de caixa das empresas já soam o alerta vermelho. Instituições financeiras que previam crescimento econômico de mais de 2% do PIB antes do coronavírus, já fazem projeções de recessão indicando um PIB negativo de 0,7% para 2020.

 

Comitê de gestão de crise da saúde pública

É vital que o governo brasileiro tome duas iniciativas cruciais para tentar atenuar os efeitos desastrosos da falta de coordenação, liderança e implementação de medidas urgentes e cruciais. A primeira iniciativa é criar um comitê de gestão de crise da saúde pública liderado pelo ministro Luiz Henrique Mandetta – uma das raras vozes sensatas do governo em tempo de crise. Todas as informações, medidas e ações do governo federal com os estados da federação devem ser coordenados e comandados por um único órgão central. Durante uma crise, o comando tem de ser centralizado. Não pode haver poder difuso. As divergências entre o governo federal e estados em alguns temas (como o fechamento de aeroportos e de fronteiras dos estados) só criam mais desinformação, tensão e apreensão.

Artigosrelacionados

Visões para o Brasil aproveitar o potencial da economia verde

Nova lei das ferrovias pode destravar investimentos de R$ 80 bilhões

O que efetivamente perdemos

Comitê de gestão de crise da economia.

A segunda iniciativa é criar um comitê de gestão de crise da economia. É preciso reunir uma força tarefa composta do ministro da Economia, Paulo Guedes, empresários, trabalhadores, agricultores e economistas para formular as medidas urgentes que precisam ser tomadas para evitar a quebradeira de empresas, o desemprego em massa e a falta de caixa que podem destruir companhias e famílias. Essa força-tarefa é vital para dar o pulso da real situação para um governo que parece descolado da realidade e da gravidade da crise.

Não há tempo a perder. Cada hora que passa, o país perde tempo precioso para evitar a escalada da epidemia e o aprofundamento da crise econômica. Trata-se de um momento de união da sociedade e governo, setores público, privado e terceiro setor. Não é hora de proselitismo político, rivalidades partidárias e eleitorais. Tampouco é hora de medidas tímidas e inócuas que apenas colaboram para o aprofundamento da crise econômica e o aumento da desconfiança e a impaciência dos brasileiros com o governo e os com o rumo do País.

Notícia anterior

Bolsonaro é incapaz de gerenciar o País.

Próxima notícia

Atenção para os picos da epidemia. Eles são vitais para o planejamento

Próxima notícia

Atenção para os picos da epidemia. Eles são vitais para o planejamento

Economistas propõem nove medidas para garantir crédito emergencial a empresas suportarem o choque do coronavírus

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?