VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Economia e Negócios

Renda Básica: um improviso de 1 trilhão de reais

junho 9, 2020
em Economia e Negócios
Tempo de leitura: 3 mins
0
0
renda básica universal
TwitterLinkedinWhatsapp

Para transformar o Auxílio Emergencial de 600 reais em um programa de renda básica que custa 10% do PIB é preciso realizar a agregação dos programas sociais já existentes — Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Abono Salarial e Seguro Defeso — e fazer a criação de cadastro único. Sem isso, o programa é uma irresponsabilidade política sem qualquer viabilidade econômica e vai arruinar o País.

Há um mês, VirtuNews alertou para o risco de transformar o Auxílio Emergencial num programa permanente. Dizíamos que a ajuda de 600 reais aos mais pobres não cabe no orçamento da nação. Seu custo equivale a 20 vezes o valor do Bolsa Família e representa 10% do PIB. Para transformar o Auxílio Emergencial num programa de renda básica sem quebrar o País, será preciso três ingredientes escassos na política brasileira: sabedoria, racionalidade aritmética e responsabilidade com as próximas gerações.

A discussão de um programa de renda mínima não pode ser feita às pressas para tirar o governo de uma situação dramática. O governo resolveu dar uma ajuda de 600 reais durante três meses e agora não consegue suspender ou reduzir o benefício com receio de mergulhar no oceano da impopularidade política. O programa de renda básica merece uma discussão profunda e séria. Se for mal conduzida, pode-se transformar uma proposta louvável num ato de irresponsabilidade política.

A viabilidade de um programa de renda básica

Afinal, a racionalidade aritmética de uma proposta de renda básica é complexa. O programa custaria entre 750 bilhões e 1 trilhão de reais. Sua viabilidade econômica implicaria em substituir vários programas existentes – Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada, Abono Salarial e Seguro Defeso – por um único programa de renda mínima. Demandará a criação de um cadastro único para poder cruzar informação de toda a população com dados da Receita Federal, do registro de emprego formal, beneficiários de aposentadorias e pensões públicas. Estamos muito atrás de termos um sistema como o Aadhaar na Índia, que já tem mais de 1 bilhão de pessoas cadastradas, permitindo racionalidade, gestão e controle dos programas sociais.

Artigosrelacionados

Visões para o Brasil aproveitar o potencial da economia verde

Nova lei das ferrovias pode destravar investimentos de R$ 80 bilhões

O que efetivamente perdemos

Ameaça ao País

Sem um programa de cadastro único e a agregação de programas sociais, a adoção de um programa de renda mínima vai quebrar o País e aumentar ainda mais a carga tributária que já é a mais elevada entre os países emergentes. Deixaremos um país financeiramente arruinado para as próximas gerações que exigirá dos nossos filhos e netos vários anos de sangue, suor, labuta e lágrimas para restaurar a sanidade política, econômica, social e financeira do País.

Em vez de ter um retrato do presidente da República em cada repartição pública, deveria ser obrigatório o retrato de filhos e netos na mesa dos políticos e burocratas. Talvez, a foto de pessoas amadas os façam a agir e votar com mais responsabilidade – se é que ainda resta um coração batendo no fundo do peito.

Tags: renda básica
Notícia anterior

A pequenez do establishment é o verdadeiro inimigo da democracia

Próxima notícia

Três respostas concretas ao desmatamento na Amazônia

Próxima notícia
Três respostas concretas ao desmatamento na Amazônia

Três respostas concretas ao desmatamento na Amazônia

pautas bomba no congresso

Pautas-bomba: 110 aberrações e gastos irresponsáveis de parlamentares

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?