VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura
Sem resultados
Ver todos os resultados
VirtùNews
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Política

Senado vota pauta-bomba de alto impacto para o sistema de crédito

agosto 6, 2020
em Política
0
0
Senado vota pauta-bomba de alto impacto para o sistema de crédito
TwitterLinkedinWhatsapp

Artigosrelacionados

No desgoverno de Bolsonaro, País sofre com inflação elevada e PIB fraco

A utópica quarta via

Barueri e São Caetano ficam no topo do Ranking de Competitividade e no Ranking ESG

Em um momento em que o crédito se faz tão necessário à sobrevivência financeira de famílias e empresas, o Senado põe em votação uma pauta-bomba capaz de desestabilizar o sistema financeiro. Trata-se do PL 1166, projeto que limita a cobrança de juros no cheque especial e no cartão de crédito em 30% ao ano. Aparentemente, a taxa de juros controlada poderia aliviar a situação financeira das famílias e dos negócios. Na prática ocorre o oposto: a intervenção direta no sistema de crédito traz graves distorções para o mercado, cujo resultado será a menor disponibilidade de crédito justamente para quem mais precisa dele.

O Projeto de Lei 1166/2020, apresentado pelo senador Álvaro Dias (Podemos-PR), é um dos 110 projetos em tramitação conhecidos como pautas-bomba. A crise do econômica causada pela Covid-19 atiçou a criatividade dos congressistas. As propostas de ampliação de gastos públicos e intervenções desastradas na economia vão se multiplicando. Esses projetos de cunho populista ameaçam reduzir o espaço de manobra que o governo tem para agir naquilo realmente necessário e emergencial.

O PL 1166/2020

O PL 1166/20 é uma intervenção direta no sistema de crédito. Ele limita a cobrança de juros no cheque especial e no cartão de crédito em 30% ao ano.

Originalmente, o projeto falava em criar um limite de 20% para os juros do cheque especial e do cartão de crédito durante a pandemia. Valeria para dívidas contraídas entre março e julho deste ano. O relatório de Lasier Martins (Podemos-RS) estendeu a validade do teto para toda a duração do estado de calamidade pública.  Ou seja, até o fim do ano com a contrapartida de aumentar os juros anuais máximos para 30%.

A princípio, a medida parece bem-intencionada: uma taxa de juros controlada pode aliviar a situação financeira das famílias. No entanto, as consequências podem ser indesejadas.

A teoria

O mercado de crédito, tal como outro qualquer outro, tem seu preço e volume definidos de acordo com a oferta e a demanda, basicamente. O controle de preços, tal como a taxa de juros de um empréstimo, tende a reduzir o volume de crédito oferecido por um banco. É lógico: se alguém não pode cobrar o que considera razoável pela venda de sua mercadoria ou serviço, ela simplesmente poderá deixar de oferecer a mercadoria ou o serviço ao mercado. É isso o que poderá ocorrer, caso os juros sejam tabelados.

A teoria microeconômica prevê que os perdedores de tal medida seriam, justamente, aqueles que ela buscaria beneficiar: os mais pobres e os consumidores de comportamento mais arriscado. Isso ocorre porque esses grupos não possuem garantias suficientes para oferecer ao banco, caso não honrem seu compromisso.

Assim, o risco do custo de oferecer empréstimos torna-se nada interessante aos bancos.

A prática

A experiência recente de controle da taxa de juros ocorrida no Chile comprova a teoria. Em 2013, uma lei reduziu a taxa de juros máxima para empréstimos ao consumidor de 54% para 36%. O objetivo, tal como o caso brasileiro, era ajudar a situação financeira das famílias mais necessitadas. As consequências, ao fim, foram mais negativas do que positivas.

De acordo com estudo de José Ignacio Cuesta e Alberto Sepúlveda, o número de empréstimos concedidos diminuiu 19% no segmento regulamentado do mercado. Houve aumento do número de rejeições de empréstimo por parte dos bancos.

Outro estudo realizado por Carlos Medera também encontrou efeitos negativos: a exclusão de 9,7% das famílias do crédito bancário. O impacto da lei, segundo o autor, foi mais forte nas famílias mais jovens, menos instruídas e mais pobres.

Finalmente, o estudo mostrou que demandantes de maiores volume de crédito também foram desproporcionalmente afetados. Além disso, a redução no acesso à dívida do consumidor gerou impacto sobre todos os tipos de empréstimos, incluindo não bancários.

As consequências no Chile têm paralelo no Brasil: o controle de preços no varejo durante o governo José Sarney (1985-90) gerou desabastecimento dos mercados, impedindo que produtos essenciais chegassem às famílias. O princípio é o mesmo.

Insegurança jurídica

Há o argumento de que a proposta a ser votada no Senado terá impacto limitado, pois valerá apenas para dívidas contraídas entre março e dezembro de 2020. No entanto, a insegurança jurídica que ela introduz sobre o mercado de crédito trará um impacto permanente na credibilidade do país – com consequências negativas sob a perspectiva da atração de investimentos para o Brasil.

Os nobres senadores têm muito a fazer se quiserem contribuir para a superação da crise e a retomada da economia. Poderiam começar por dar celeridade às reformas que reduzam, em vez de aumentar, a insegurança jurídica enfrentada pelos empreendedores dispostos a investir no setor produtivo.

É preciso desarmar a bomba do PL 1166/2020 o quanto antes!

Notícia anterior

Reforma administrativa já!

Próxima notícia

Fábio Barbosa | A sustentabilidade é irreversível

Próxima notícia
Fábio Barbosa | A sustentabilidade é irreversível

Fábio Barbosa | A sustentabilidade é irreversível

Governo brasileiro gosta mesmo é de aumentar imposto

Governo brasileiro gosta mesmo é de aumentar imposto

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Virtù nas Redes


O Virtù produz análises aprofundadas com base em dados e fatos. Compartilhamos insights sobre os verdadeiros desafios e oportunidades que impactam o bem estar do Brasil.

Assine a nossa newsletter
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Entrevistas
  • Política
  • Economia e Negócios
  • Reformas Estruturais
  • Infraestrutura

© 2021 Virtù News - Todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?