VirtùNews entrevista Sérgio Amaral, ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos entre 2016 e 2019, sobre as convergências e divergências nas relações entre os países no mundo atual.
Na conversa são abordados temas como o meio-ambiente enquanto pilar da nova ordem global, da política externa dos EUA e de oportunidades de aproximação do Brasil.
O embaixador apresenta as principais convergências e divergências na relação entre EUA e Europa, a cúpula da democracia criada por Biden e a saída da chanceler alemã Angela Merkel do cenário europeu.
Sérgio Amaral também aponta como está a segurança internacional considerando o avanço da tecnologia nuclear na Coreia do Norte e no Irã e, por fim, trata da relação entre Brasil, Argentina e Venezuela.
Sérgio Amaral | Desafios globais e do Brasil em 2021
00:12 Como mudanças na política externa dos EUA afetam o Brasil
02:58 Convergências e divergências na relação Europa-EUA
07:02 A cúpula da democracia de Biden
08:35 O vácuo de liderança de Angela Merkel
10:32 O meio-ambiente como pilar da da nova ordem global
14:54 América Latina: Venezuela e Argentina
18:25 Oportunidades de aproximação para o Brasil
20:47 Segurança com a proliferação nuclear: Irã e Coreia do Norte