Três olhares ao novo marco do saneamento

Tempo de leitura: 2 minutos

Conheça os desafios, impactos e benefícios do projeto aprovado por meio de bate-papos com três personagens envolvidas na luta pela universalização do saneamento no Brasil: Maria Silvia Bastos, presidente do Conselho Consultivo do Goldman Sachs e profunda conhecedora do setor; Geninho Zuliani (DEM-SP), relator do projeto na Câmara; e George Santoro, secretário da Fazenda de Alagoas que preparou o primeiro projeto de concessão de saneamento do Estado.

Essa semana, o Senado aprovou o novo marco do saneamento. Foi uma decisão histórica que ajuda a erradicar a situação calamitosa do saneamento no País. A meta da universalização do investimento em 2033 ajudará a levar água e esgoto tratado para os brasileiros, reduzir doenças e mortalidade infantil, melhorar a qualidade de vida de mais de 100 milhões de brasileiros.

Nas últimas duas semanas, VirtùNews entrevistou duas pessoas que estão muito engajadas na luta pela melhoria do saneamento. Maria Silvia Bastos, que foi presidente do BNDES e se envolveu com a questão do saneamento durante o projeto olímpico no Rio de Janeiro para despoluir a baía da Guanabara. Maria Silvia dá uma aula sobre os desafios do saneamento no Brasil.

O outro entrevistado é George Santoro. O secretário de Fazenda de Alagoas iniciou um trabalho há mais de dois anos com o BNDES para preparar o primeiro projeto de concessão estadual de saneamento do Estado, que será licitado em setembro. Trata-se de um exemplo de planejamento e determinação política de perseguir com afinco um projeto modernizador de saneamento num estado que tem como desafio universalizar o serviço de esgoto e água tratada que hoje só atinge 35% da população.

O momento é histórico e a jornada, longa. Ela teve início na Câmara dos Deputados em 2019 e foi capitaneada pelo deputado Geninho Zuliani (DEM-SP), que teve o desafio de transformar 10 projetos distintos no novo marco regulatório do saneamento. Relembre a entrevista de Geninho para VirtùNews.

Leia mais  Affonso Celso Pastore | Desafios da economia

Com o novo marco do saneamento, temos uma oportunidade única de atrair investimento privado, gerar emprego e melhorar a saúde, o aprendizado e a vida de milhares de brasileiros.

Compartilhe conhecimento